Abdominoplastia

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

A Abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no mundo todo, pois está diretamente relacionada a autoestima e satisfação pessoal.

Consiste em uma técnica cirúrgica na qual o excesso de pele e gordura do abdome são removidos, realizando-se, ao mesmo tempo, a aproximação dos músculos abdominais, que normalmente encontram-se afastados. 

Assim, é conseguida uma melhora da silhueta, com uma cintura mais delicada e bem torneada.

A cicatriz cirúrgica fica posicionada na parte inferior do abdome, uma região onde o biquíni ou a roupa íntima, possa cobri-la.

A cirurgia também pode ser realizada em homens.

Pré-operatório

Na abdominoplastia, é feita uma avaliação pelo cirurgião plástico, que irá analisar os exames solicitados anteriormente, o biótipo do paciente e orientar como o procedimento será realizado.

Além disso, serão feitas análises para que o cirurgião entenda, os motivos pelos quais o paciente está buscando a cirurgia, para que possa indicar a melhor opção, às vezes, até indicando outro procedimento. 

Ainda será levantado o histórico de saúde do paciente, que inclui doenças pré-existentes, bem como, cirurgias já realizadas. 

No exame físico, além do peso e altura, observa-se o tipo de pele e sua flacidez, a presença de cicatrizes e a qualidade delas, a presença de hérnias e a integridade da musculatura da barriga.

Assim, são solicitados exames pré-operatórios, que geralmente são:

Hemograma;

Sódio, potássio, ureia, creatinina, coagulograma e glicemia de jejum;

Eletrocardiograma;

Radiografia de tórax;

Ultrassonografia com doppler venoso de membros inferiores;

Ultrassonografia de parede Abdominal para pesquisa de hérnias.

Além disso, algumas orientações serão feitas, como:

  • Suspenção do uso de medicamentos com ação anticoagulante que podem aumentar o sangramento durante e após a cirurgia;
  • Suspensão do consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de drogas, um mês antes da data marcada para a cirurgia plástica;
  • Consumo de muita água nos dias anteriores ao procedimento;
  • Jejum total de líquidos e sólidos, incluindo água, durante oito horas antes da abdominoplastia;
  • Suspensão de esmaltes nas unhas, até mesmo base incolor;
  • Suspensão de cremes corporais ou maquiagem;
  • Estar no local da cirurgia com antecedência solicitada pelo especialista e com acompanhante.

Como é feita a cirurgia   

Geralmente utiliza-se a anestesia geral, seguida dos bloqueios (peridural e raquidiana) associados à sedação.

O tempo de cirurgia é em torno de 2 a 3 horas.  Esse tempo pode variar de acordo com cada caso ou se a abdominoplastia for associada a outro procedimento como, lipoaspiração ou mamoplastia.

Pós-operatório e recuperação

Em geral, são totalizadas 24 horas de internação, ou seja, o paciente é internado duas horas antes da hora marcada para a cirurgia e tem alta hospitalar no dia seguinte.

O uso do dreno não é uma regra, sendo dispensável em alguns casos. 

Pode-se usar a cola de fibrina e os chamados “pontos de adesão”, o que diminui a necessidade de utilização do dreno, porém aumentam o tempo cirúrgico e o custo da cirurgia. 

No caso da utilização do dreno, ele fica até que a quantidade de líquido coletado seja menor ou próxima de 50 mililitros. 

Isso leva em torno de 7 a 10 dias e o paciente precisará fazer o controle em casa, e no consultório médico, nas consultas de retorno.

Como qualquer cirurgia, a abdominoplastia deixa cicatriz, porém o cirurgião plástico utiliza técnica atraumática com instrumental e fios apropriados, o que deixa a cicatriz melhor. 

Além disso, a cicatriz fica o mais escondida possível, ou seja, a cicatriz horizontal pode ficar embaixo de roupas de banho ou peças íntimas e a cicatriz ao redor do umbigo quase não é percebida por ficar na parte mais interna do mesmo.

Geralmente a abdominoplastia causa um certo desconforto e dores que podem ser totalmente controladas com medicamentos. 

É aconselhável usar malhas elásticas (cintas) por um período de 2 meses ou mais. Elas deixam o paciente mais seguro e confortável.

Após 7 dias, o paciente já pode retornar a atividades leves, mas deve evitar caminhadas longas, exposição solar e esforço físico como por exemplo, subir escadas. 

Após 20 dias é permitido dirigir. Após 30 dias é permitido fazer caminhadas.

Após 2 meses é permitido fazer atividades de academia e após 3 meses é permitido fazer exercícios isolados para a região. 

Uma dica: Associar a abdominoplastia com outra cirurgia plástica apresenta vantagens, como por exemplo, o lado financeiro e a recuperação dos procedimentos.

Porém, é necessário que seja confirmado com o cirurgião plástico essa possibilidade, para que o mesmo possa analisar todas as condições, principalmente no que se refere a recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abdominoplastia

Outros posts

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?