A Mamoplastia é uma cirurgia plástica bastante popular, visto que é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil atualmente.
Porém, a mamoplastia ainda produz algumas dúvidas, por isso, aqui deixaremos esta área exclusiva para tirar todas as suas dúvidas.
Como funciona a consulta para a Mamoplastia?
Durante a consulta o médico irá explicar com detalhes todo o procedimento de interesse, seja uma cirurgia plástica das mamas com finalidade redutora ou de aumento.
A finalidade da primeira consulta é esclarecer todas as possíveis dúvidas. É comum que o cirurgião plástico solicite a realização de alguns exames necessários para a avaliação completa do estado de saúde da paciente.
O cirurgião plástico então, irá analisar o biotipo da paciente e, de acordo com os diagnósticos, orientar sobre como o procedimento ideal deverá ser realizado, alinhado às expectativas da paciente.
Quais exames são necessários antes da cirurgia?
Os exames necessários podem variar de acordo com o caso e o propósito da cirurgia. No entanto, de uma maneira geral, as análises solicitadas pelo cirurgião plástico especialista em mamoplastia são:
- Mamografia ou ultrassonografia das mamas;
- Hemograma completo;
- Exame de risco cirúrgico, realizado por um cardiologista;
- Eletrocardiograma;
- Coagulograma – exame que avalia a capacidade de coagulação do sangue da paciente;
- Análise glicêmica;
- Avaliação da função renal.
Como devo me preparar para a cirurgia?
Algumas recomendações são essenciais para o preparo da cirurgia, e as principais são:
- Suspender o uso de medicamentos com ação anticoagulante e que possam interferir nos níveis de adrenalina e na ação anestésica por pelo menos duas semanas antes da cirurgia;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e uso de drogas, um mês antes da data marcada para a cirurgia;
- Consumir muita água nos dias anteriores à cirurgia;
- Ficar 12 horas sem ingerir cafeína antes do procedimento;
- Fazer jejum total de líquidos e sólidos, inclusive de água, durante as oito horas que antecederem o procedimento;
- Não usar esmaltes nas unhas, cremes corporais ou maquiagem;
- Retirar lentes de contato;
- Estar no local da cirurgia com a antecedência solicitada pelo especialista e com acompanhante;
- Não usar joias.
A anestesia utilizada para a mamoplastia pode ser a peridural, com auxílio de sedação, ou a geral, dependendo do tipo de cirurgia e de cada caso particularmente.
O tempo de cirurgia poderá variar de acordo com as particularidades do procedimento e de cada paciente. Geralmente demora de 1 a 4 horas.
Pós-operatório
O tempo de internação após a cirurgia não costuma ser demorado. Em geral a alta ocorre em até 12 horas após a cirurgia.
Os pontos deverão ser retirados aproximadamente em uma semana até dez dias após a realização da mamoplastia. No entanto, os curativos da cicatriz podem ser necessários por um tempo maior.
A Mamoplastia geralmente causa desconfortos, pois é um pouco dolorosa. Mas, na maioria das vezes apenas com analgésicos, ministrados pelo cirurgião, já ocorre o alívio da dor.
É indicado que a paciente evite dormir em posições que possam gerar pressão na região.
Dessa forma, o ideal é dormir com a barriga para cima nos primeiros dias, podendo dormir de bruços 60 dias depois da cirurgia, nos casos de mamoplastia de aumento.
Pacientes que fizeram a mamoplastia redutora podem levar mais tempo de recuperação e devem seguir a orientação específica do cirurgião plástico.
Evitar a exposição ao sol por, pelo menos, quarenta dias seguintes à mamoplastia.
O cirurgião plástico é quem vai liberar a prática de exercícios físicos, mas de maneira geral, os exercícios mais leves podem ser retomados em 30 dias, e o restante em 2 meses.
Para os casos de mamoplastia redutora esse tempo pode ser maior e precisa ser orientado pelo especialista.
Outras dúvidas
- Independentemente do tipo de mamoplastia, a cirurgia plástica das mamas deixa cicatrizes, discretas, mas existentes.
- No caso da mamoplastia de aumento, a cicatriz pode variar de acordo com o local no qual a incisão realizada para o implante da prótese foi feita (redor da auréola, abaixo do sulco mamário ou axila).
- Já para os casos de mamoplastia redutora, as cicatrizes mais comuns são a em formato de T, na parte inferior do seio da paciente, e ao redor da auréola.
- Porém, com o passar do tempo, as cicatrizes ficam mais discretas.
- É possível ter uma ideia aproximada dos resultados que podem ser atingidos com a cirurgia plástica das mamas, no momento da consulta.
- Após uma semana de cirurgia é possível perceber as principais alterações resultantes da mamoplastia, mas apenas com 6 meses é possível notar o resultado completo da cirurgia.
- Associar a mamoplastia com alguma outra cirurgia plástica é uma prática comum e que pode apresentar diversas vantagens, tanto no que diz respeito ao lado financeiro quanto à recuperação dos procedimentos.