Rinoplastia

Compartilhe
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz.

Nela, existem várias possibilidades, entre elas: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e também, diminuir a giba óssea (o que os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz).

A rinoplastia é indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz. 

É uma cirurgia que pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia (que é a retirada de parte dos cornetos nasais, a popular carne esponjosa). 

A rinoplastia pode ser feita a partir dos 15 anos de idade, quando o desenvolvimento do facial do paciente já está concluído.

Como é feita a rinoplastia?

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). 

Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. 

A técnica da rinoplastia aberta, é mais indicada nos casos em que há a necessidade de grandes alterações na ponta do nariz. Porém a técnica fechada também pode ser utilizada, mas isso fica a critério do cirurgião plástico.

Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. Existem algumas vantagens, como o procedimento ser um pouco mais ágil, o resultado final proporcionar ao nariz uma aparência mais natural, uma recuperação mais rápida do que na cirurgia aberta e a ausência de cicatriz aparente.

Apesar da maioria dos pedidos serem para a diminuição e remodelamento, existem alguns casos em que pode ser feito o aumento nasal.

Ele é feito através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local.

Para a diminuição do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e/ou é realizada a raspagem e o lixamento do osso.

A cirurgia

A anestesia pode ser a geral ou até local com sedação.

No caso da anestesia geral, será necessária a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos (apenas durante o procedimento cirúrgico). A cirurgia demora, aproximadamente, duas horas.

O paciente que faz a rinoplastia é liberado no mesmo dia. Nos casos da cirurgia de rinoplastia associada à cirurgia funcional, o paciente deve ficar internado por um período de 12 a 24 horas.

Pré-operatório

Os exames necessários para esse procedimento são: exames de sangue, avaliação cardiológica, dosagem de sódio, potássio, ureia e creatinina e coagulograma. 

Porém, o médico pode pedir exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal.

Nos casos em que estão associadas cirurgias funcionais, como a correção do septo nasal, serão necessários: raio-x da face e nasofibroscopia.

É necessário fazer jejum de oito horas e suspensão, por no mínimo sete dias, do uso de anticoagulantes.

Pós-operatório

O nariz no pós-operatório precisa ficar imóvel, por isso é utilizado um plástico enrijecido que possui uma boa fixação e é muito higiênico, podendo ser molhado.

Os curativos são mantidos por 15 dias, sendo sete dias com plástico enrijecido e sete somente com fita adesiva porosa. Os tampões internos ficam por um dia.

A respiração fica um pouco dificultada nos primeiros sete dias devido à presença de coágulos nas narinas, melhorando com o uso de descongestionantes nasais indicados pelo cirurgião.

Por 7 dias é necessário que a alimentação seja mais pastosa, evitando alimentos duros que exigem mastigação mais forte, gerando incômodo.

O repouso deve ser absoluto por sete dias e moderado até o décimo quinto dia. 

Depois, é possível voltar às atividades rotineiras e ao trabalho, sem que se faça esforço físico e exercícios, (estes são indicados apenas após um tempo de dois a três meses).

Cicatrizes

As cicatrizes da rinoplastia ficam quase imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição.

No caso de problemas de cicatrização, existem tratamentos eficazes, que vão desde cremes à base de corticoide e placas de silicone que se colocam na cicatriz, até injeções intralesionais de corticoide. 

Em último caso, é possível ressecar novamente a cicatriz e se for o caso indicar a betaterapia local. A indicação de todos estes tratamentos depende do grau e da indicação de seu médico.

O uso rigoroso de protetor solar é indicado.

Dicas

  • Na hora de dormir é recomendado que o paciente se mantenha com a cabeça elevada com a ajuda de travesseiros (5 a 7 dias).
  • Deve-se evitar dormir de lado e de bruços, situações em que o nariz pode apertar contra o travesseiro, causando dor e inflamação.
  • Deve-se evitar abaixar a cabeça muito rápido.
  • Não assoar o nariz 
  • Usar óculos somente após a liberação médica.

Resultados

Os resultados são possíveis de serem vistos em 30 dias e estima-se em 95% do resultado final.

Entre seis meses e um ano o resultado será completo. Em casos de resultados não satisfatórios, é possível fazer a correção com uma nova cirurgia: a rinoplastia secundária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rinoplastia

Outros posts

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?