Blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras. Sua função é rejuvenescer a região dos olhos através da retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura, que ficam mais evidentes com os anos.
Porém, essa cirurgia pode ser realizada em pacientes jovens, que apresentem algum tipo de alteração que comprometa a visão ou aspectos estéticos dos olhos.
Além de proporcionar uma melhora na estética, a blefaroplastia aumenta o campo de visão do paciente.
A blefaroplastia pode ser realizada em três locais:
- Na pálpebra superior;
- Na pálpebra inferior;
- Cirurgia completa: tanto na área superior quanto na inferior.
Quem irá indicar a região a ser operada é sempre o cirurgião plástico, juntamente com o paciente. São levados em conta o grau de flacidez de pele, a protusão das bolsas de gordura e a relação dos olhos com as estruturas da face.
Pré-operatório
O cirurgião plástico será encarregado de analisar a saúde do paciente, submetendo-o à exames clínicos e laboratoriais, como exames de pressão, identificação de doenças pré-existentes, verificação das referências sobre outros procedimentos cirúrgicos, já feitos pelo paciente e demais informações relacionadas aos hábitos do mesmo.
Outros exames são hemograma, coágulo grama, função dos rins, que serão analisados também pelo anestesista. Assim, as chances de riscos durante a cirurgia e pós-operatório são minimizadas.
Assim que os riscos forem eliminados, basta agendar a cirurgia, suspender medicamentos (quando indicados pelo cirurgião plástico), não ingerir álcool e não fumar, por pelo menos um mês antes da cirurgia de blefaroplastia.
Como é feita a cirurgia
O procedimento é simples, porém é necessário que seja feito em um centro cirúrgico, com uma equipe médica inteira, como anestesista, cirurgião plástico, enfermeiros e instrumentadores.
A forma mais comum de anestesia para a blefaroplastia, é a anestesia local e o paciente não sente nenhum incômodo durante o procedimento. Porém, a anestesia fica sempre a critério médico.
O tempo médio de cirurgia dependerá de quantos procedimentos serão feitos, ou seja, só superior, só inferior ou os dois. No caso da blefaroplastia completa (superior e inferior), o procedimento poderá durar, mais ou menos, 90 minutos.
Pós-operatório e recuperação
Após o procedimento não é necessária internação, a não ser, que o paciente tenha realizado outra cirurgia combinada com a das pálpebras.
É primordial que seja feito um período de observação apenas, devido aos efeitos da anestesia, caso essa tenha sido a decisão da equipe médica.
Em casa os cuidados são:
- Fazer repouso;
- Evitar esforços nos primeiros dias após a cirurgia;
- Não se expor ao sol;
- Usar compressas frias para minimizar o inchaço;
- Usar todos os medicamentos prescritos pelo médico.
Os cuidados especiais devem ser mantidos até 15 dias após a blefaroplastia e seus resultados são vistos após 3 meses.
A cicatriz que resulta do procedimento é uma linha bem fina, que só é perceptível quando o paciente fecha os olhos, portanto é facilmente disfarçada com o uso de maquiagem. Além disso, o paciente deve usar protetor solar para evitar que a cicatriz fique escura.